reembolso de despesas saiba como fazer
19 dezembro
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O reembolso de despesas é necessário quando um funcionário arca com gastos que envolvem a empresa, e esta precisa devolver esses valores.

Saber realizar a gestão de reembolso de despesas é fundamental para toda empresa, pois em algum momento será necessário.

Em alguns casos, realizar o ressarcimento de despesas pode ser mais simples. Contudo, em empresas em que muitos funcionários precisam utilizar o seu dinheiro próprio para atividades organizacionais, realizar o reembolso pode demandar mais atenção.

Portanto, neste artigo vamos te explicar como funciona esse procedimento e como realizá-lo corretamente, em diferentes situações.

Sendo assim, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

O que é reembolso de despesas?

Reembolso de despesas é um procedimento realizado pelo setor financeiro de uma empresa, que tem como objetivo ressarcir o funcionário de um valor gasto pelo mesmo, em função da organização.

Ou seja, basicamente, é o processo de devolver o dinheiro gasto pelo colaborador, para a empresa.

Para que toda a transação seja realizada com sucesso, o primeiro passo é que o funcionário peça notas, cupons ou recibos fiscais sobre as compras realizadas.

Os gastos corporativos costumam acontecer em atividades externas do funcionário, ou seja, em reuniões, viagens ou situações similares.

Geralmente, o reembolso de despesas ocorre sobre gastos como:

  • hospedagem;
  • transporte;
  • alimentação;
  • contas de telefone/internet;
  • exames ocupacionais.

Embora muitas empresas não contem com uma política de reembolso de despesas, isso é fundamental para estabelecer regras sobre o procedimento.

A política deve contar com o passo-a-passo de como solicitar o reembolso, bem como quais são os gastos realmente ressarcidos pela companhia.

Tipos de reembolso de despesas

calculadora para realizar cálculo de reembolso de despesas

Existem diferentes tipos de reembolso de despesas, pois, afinal, eles dependem do modelo, atividade e condições gerais de cada empresa.

Abaixo, confira quais são e como funcionam os principais tipos:

Auxílio Home Office

O auxílio Home Office é uma das alternativas de reembolso de despesas. É importante destacar também que ele pode ser um benefício não-obrigatório.

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas empresas migraram para o trabalho remoto, pois foi uma solução no momento. Muitas dessas continuam até hoje com o Home Office, porque o modelo apresentou bons resultados e vantagens.

Sendo assim, mesmo que gastos como transporte tenham sido eliminados, outros gastos surgiram, como água, luz (energia) e mensalidade da internet. 

Desse modo, muitas empresas passaram a oferecer esse auxílio como forma de benefício ou reembolso.

Reembolso de gastos gerais

O reembolso de gastos gerais é bastante comum de acontecer. Mesmo que o trabalhador não realize longas viagens, ele ainda pode realizar diversos gastos, mesmo em pequenas distâncias.

Algumas empresas podem solicitar a compra de produtos para limpeza ou alimentos. Se isso ocorre com o dinheiro próprio do colaborador, ela reembolsa o mesmo.

Ainda é possível citar outros exemplos. Muitas vezes o colaborador pode precisar de pagar por um carro de aplicativo para ir até uma instituição e resolver burocracias, ou muitas vezes para visitar clientes.

De qualquer forma, são diversas situações em que pode haver o reembolso de gastos gerais. Em todas elas, o importante é que os comprovantes de pagamentos e compras sejam guardados e depois apresentados para o setor financeiro ou de Recursos Humanos.

Reembolso de combustível

O reembolso de combustível é o que ocorre sobre as viagens em automóveis corporativos ou do colaborador.

Todas as viagens realizadas em prol da empresa, com o combustível pago pelo funcionário, devem ser ressarcidas.

Para isso, geralmente a empresa desenvolve uma política de reembolso que estabelece uma média de consumo de combustível. Sendo assim, o ressarcimento será o mais justo possível.

Reembolso de viagens

As viagens envolvem diversos custos, como passagens, hospedagem e alimentação. Dessa forma, se ela for realizada à trabalho, a empresa deve reembolsar estes gastos.

Contudo, é importante que a empresa defina um limite de gastos para essas despesas, pois elas devem ser superiores aos gastos de outros tipos já citados aqui.

Reembolso de despesas e a CLT

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que o reembolso de despesas deve ocorrer em atividades pagas pelo colaborador em função da empresa.

Para que o reembolso ocorra corretamente, é importante que a empresa conte com uma política de despesas, e defina de qual forma o ressarcimento/indenização será pago.

A Reforma Trabalhista de 2017 também oferece mais aparato jurídico para o reembolso de despesas, pois ela torna o acordo e formalização desse procedimento mais flexível.

Segundo a CLT, o reembolso de despesas pode ser realizado de diferentes formas. A legislação foca na indenização de viagens, mas os procedimentos podem ser realizados para diferentes fins.

Veja as formas de realizar o reembolso:

  • o funcionário pode encaminhar notas e cupons fiscais, ou comprovantes de pagamento, e então ser reembolsado;
  • o colaborador pode receber previamente o valor que deve ser gasto;
  • o trabalhador pode receber uma parte dos valores adiantados e outra parte depois da emissão de comprovantes de pagamento.

Como fazer um reembolso de despesas?

reembolso de despesas passo a passo

Para realizar um reembolso de despesas correto e organizado, é importante contar com alguns processos bem estruturados.

Primeiramente, é importante desenvolver a sua política de reembolso. Os diretores, sócios, funcionários do Recursos Humanos, do Administrativo e do Financeiro precisam se reunir para definir quais são as regras do reembolso.

É necessário desenvolver um documento que formalize todas as definições. Nele deve conter o procedimento para pedido de reembolso, bem como quais gastos são reembolsáveis, a forma que o reembolso será feito e outras informações essenciais.

O principal processo deve ser a apresentação dos comprovantes em todas as compras feitas pelos funcionários, pois, afinal, eles são capazes de confirmar o gasto, evitando fraudes. 

Informar todos os colaboradores sobre a política é fundamental. Sendo assim, torne o processo transparente e acessível, para que não haja confusões.

É importante contar com uma contabilidade adequada. Afinal, é preciso verificar os comprovantes e realizar o ressarcimento nas datas corretas.  

Busque emitir um recibo de reembolso, bem como garantir o registro em sistemas de que o pagamento já foi realizado.

Por fim, busque revisar o processo periodicamente. Muitas vezes é possível identificar falhas e então desenvolver melhorias.

Para realizar o reembolso de despesas, existem muitas alternativas.

Uma ideia muito boa e organizada é adotar um cartão corporativo. O cartão pode ser pré-pago, ou seja, a empresa deposita o valor do reembolso em um cartão individual para o funcionário.

O cartão é então utilizado na função crédito, em estabelecimentos físicos ou virtuais.

Tudo isso pode ser controlado por meio de um aplicativo, que serve tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

A NovoCred oferece um cartão corporativo que facilita os reembolsos. A opção da empresa não possui vínculo bancário, e é cadastrada apenas com o CNPJ da empresa.

Todas as operações podem ser acompanhadas em tempo real. 

Conheça o cartão corporativo da NovoCred para organizar e facilitar as suas transações de reembolso! 

Conclusão

O reembolso de gastos é um procedimento muito comum em diversos tipos de empresas. 

Ele precisa ser administrado com organização, pois, caso contrário, a organização pode ter problemas com fraudes ou gastos excessivos.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Cartão multibenefícios: Entenda as vantagens”

Acompanhe o nosso blog para conferir mais conteúdos e dicas relevantes sobre pagamentos corporativos, benefícios e campanhas de incentivo! 

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