ideias de premiacao para vendedores
17 outubro
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Você busca ideias de premiação para vendedores? Então está no blog certo!

A premiação de funcionários é uma grande ferramenta de incentivo, pois estimula o trabalhador na busca do alcance de metas e objetivos.

Dessa forma, é possível contar com colaboradores mais engajados com o negócio, o que impacta positivamente na satisfação dos clientes e no relacionamento com parceiros.

Neste artigo, vamos te passar 4 ideias de premiação para funcionários que trabalham com vendas.

Portanto, acompanhe o texto e boa leitura!

O que é uma campanha de premiação?

As campanhas de premiação são medidas elaboradas pelo marketing de incentivo, que tem como objetivo estimular o engajamento de colaboradores e até mesmo clientes.

São basicamente estratégias elaboradas de modo a fazer com que colaboradores estejam mais alinhados com as metas e objetivos da empresa.

As lideranças da organização são as responsáveis por investir nesse tipo de campanha para que os funcionários entendam que, ao atingir certo nível de excelência, receberão uma “recompensa”.

Geralmente, a estrutura de uma campanha de premiação funciona a partir do estabelecimento de uma meta, e então os trabalhadores precisam atingi-la. Essa campanha pode premiar funcionários individualmente ou em equipes.

O foco das campanhas de premiação é garantir que os colaboradores estejam engajados, satisfeitos e o mais realizados possível.

Quando falamos de premiação para vendedores é importante ressaltar que não se trata de comissão. Premiação e comissão são diferentes.

Os prêmios podem ser diversos. Os mais populares e comuns são os cartões pré-pagos, que podem ser utilizados como cartões de crédito, e os cartões de benefícios, que geralmente podem ser utilizados em estabelecimentos específicos.

Por que fazer uma campanha de premiação para vendedores?

vendedores em uma sala executiva fazendo campanha de premiação para vendedores

As campanhas de premiação para vendedores são importantes para estimular o esforço de cada funcionário na atividade de venda.

As vendas são, inclusive, um fator decisivo para um negócio, pois, afinal, grande parte do faturamento depende delas.

Por isso, ao pensar em uma campanha de premiação para vendedores, é possível fazer com que este busque por mais qualificação em seu trabalho, obtendo assim o aumento das vendas.

É comum que profissionais motivados sejam mais produtivos, justamente por estarem executando atividades com dedicação.

A competitividade, quando saudável, também é uma consequência das campanhas de premiação. 

No final das contas, o benefício atinge tanto o vendedor, quanto à empresa, que consegue expandir as suas vendas e melhorar a experiência do cliente.

Algumas das vantagens em se investir em uma campanha de premiação para vendedores são:

  • motivar o time de vendas;
  • aumentar a produtividade e as vendas da empresa;
  • melhorar o clima organizacional;
  • promover e incentivar a competição saudável entre os times.

Como montar um plano de premiação para vendedores?

Para montar um plano de premiação para vendedores é necessário, primeiramente, considerar o perfil de cada profissional.

As primeiras campanhas de premiação tinham como base a Pirâmide de Maslow, também conhecida como Teoria das Necessidades Humanas, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow.

A Pirâmide de Maslow diz sobre as condições que uma pessoa precisa alcançar para viver autorrealizado. A base da pirâmide começa nas necessidades básicas (fisiológicas) e chega até o desenvolvimento pessoal, reconhecimento e outras questões.

Um artigo publicado pela Harvard Business Review concluiu que a premiação, sobretudo para vendedores, deve ser mais estratégica, considerando cada perfil de colaborador.

Assim, o texto divide os vendedores em três tipos:

  • laggards (devagares);
  • core performers (medianos);
  • stars (estrelas).

As ideias de premiação para os vendedores laggards precisam ser baseadas em metas de curto prazo.

Isso porque esse tipo de vendedor costuma não se esforçar durante o início do mês, mas no final tentam ao máximo bater a meta. Por isso, metas semestrais e anuais dificilmente são alcançadas por eles.

Assim, para vendedores laggards invista em prêmios mensais.

Os vendedores medianos são responsáveis pelo maior número de vendas. Por isso, recomenda-se prêmios progressivos, ou seja, por níveis. É importante que os prêmios sejam bastante atrativos, mas não mais do que os dos stars.

Os vendedores stars costumam fechar grandes vendas e por isso são acostumados a receber boas comissões. A dica é que a porcentagem das comissões sejam aumentadas quando metas forem alcançadas e que ainda haja premiações únicas.

4 super ideias de premiação para vendedores

vendedor segurando cartão de campanha de premiação

Conheça algumas boas ideias de premiação para vendedores:

Realize sorteios para premiar os melhores vendedores

Quando existe muita dúvida em qual prêmio escolher, defina algum prêmio relevante, como um celular, televisão, tablet ou até mesmo uma experiência, como um descanso em resort.

Então, estipule uma meta vantajosa, mas que não seja tão difícil de ser alcançada. Sempre que o vendedor atingir a meta, coloque uma ficha com seu nome para um sorteio do prêmio.

Uma boa ideia é que as metas sejam graduais, fazendo com que o funcionário se esforce mais para colocar mais uma ficha no sorteio.

Premie seus vendedores com experiências

As experiências são prêmios não físicos, mas que podem ser bastante atrativos. 

Ofereça um dia livre em um resort, ou até mesmo uma viagem curta, com os gastos cobertos pela empresa.

Vouchers de premiação

Os vouchers ou cartões de presente são uma boa opção de prêmios. Busque escolher o voucher de uma loja popular, e o abasteça com um bom valor.

Há também a possibilidade de comprar o voucher de uma loja de preferência do vendedor premiado.

Cartões de premiação pré-pagos físicos e virtuais

Os cartões pré-pagos para premiação são uma das opções mais escolhidas pelas empresas. 

Trata-se de um prêmio seguro, que conta com uma senha escolhida pelo premiado.

Os cartões pré-pago são de crédito e são aceitos por grande parte dos estabelecimentos físicos e digitais.

Ou seja, é possível fazer compras em lojas virtuais.

A maioria dos cartões ainda contam com aplicativos para que o usuário possa gerenciar o seu uso de forma simples.

A NovoCred é uma das principais empresas a oferecer esse tipo de cartão para incentivo de colaboradores.

Surpreenda e engaje seu time de vendedores com as soluções de pagamento para premiações de incentivo da NovoCred!

Conclusão

Existem muitas ideias de premiação para vendedores. É possível citar outros prêmios, como bolsas de estudos, eletrodomésticos, perfumes e vouchers para restaurantes especiais.

De qualquer forma, as campanhas de premiação são bastante úteis para incentivar a dedicação dos colaboradores.

Acompanhe o nosso blog para ler mais conteúdos relevantes sobre campanhas de incentivo, cartões corporativos e crédito consignado!

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