Como criar uma cultura organizacional
24 fevereiro
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Você sabe o que é cultura organizacional de uma empresa? Se não, ou se deseja saber mais sobre o tema, acompanhe o artigo até o final!

De forma simplificada, a cultura organizacional é a maneira que os membros de uma organização pensam e se comportam.

É como se a empresa fosse um grande organismo que leva em consideração uma personalidade em específico. Ou seja, são as ideias, crenças, atitudes, comportamentos da organização.

Para entender melhor sobre o tema, vamos te explicar tudo sobre neste artigo. Você saberá o que é cultura organizacional, qual a sua importância, como criar uma e benefícios de usufruir de uma cultura bem organizada e estabelecida.

Tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional, também conhecida como cultura empresarial, pode ser compreendida como o conjunto de crenças, valores, práticas, hábitos e normas compartilhadas por todos que fazem parte de uma organização.

Essa cultura é responsável por definir a identidade da empresa, suas metas e objetivos, sua estratégia e seu comportamento.

Sendo assim, as empresas costumam se posicionar dessa forma, e portanto são lidas no ambiente corporativo, seja pelos funcionários, clientes e parceiros, de acordo com a sua cultura.

Aí vai um exemplo para o entendimento mais simples: 

Em um cenário em que a cultura da organização é bem estruturada e implementada, até mesmo o discurso com os clientes e com os stakeholders deverá considerar a comunicação não-violenta, objetiva e mais tranquila.

Qual a importância da cultura organizacional? 

A cultura organizacional representa a forma em que a empresa deseja se posicionar não apenas no mercado, mas no mundo.

Isso significa que ela reflete nas ideias de ética e moral de uma empresa, como também em fatores como crenças e boas práticas.

A cultura de uma empresa é altamente importante para que todos os membros direcionem as suas ações e atitudes, de forma natural, de acordo com um conjunto de ideias e valores específicos.

A cultura organizacional de uma empresa também é relevante para que o trabalho realizado atinja as metas e objetivos estabelecidos por um planejamento e, posteriormente, por um plano.

Por exemplo, imagine que a cultura de uma empresa é de que a verdade sempre seja dita. Essa decisão por parte da gestão serve para aumentar a transparência entre as equipes e funcionários, o que pode evitar o atraso de demandas ou a entrega de baixa qualidade.

Mais à frente, vamos citar alguns benefícios que podem justificar a grande importância de desenvolver e praticar a cultura organizacional de sua empresa.

Como criar a cultura organizacional de uma empresa?

Cultura organizacional na prática

A criação da cultura organizacional de uma empresa tem como origem os CEOs, proprietários, gestores e líderes. 

O processo para criar a cultura organizacional de uma empresa é bastante complexo e exige bastante estudo, cuidado e atenção. Afinal, depois de definida, ela deverá ser empregada e utilizada por todos os membros.

Geralmente, a cultura empresarial, é criada naturalmente a partir da criação do negócio, que muitas vezes diz sobre o dono da empresa e seus sócios.

Contudo, ela pode ser incrementada com ideias que podem facilitar o alcance de bons resultados.

Não há uma fórmula mágica ou única para criar a cultura organizacional de uma empresa. De toda forma, é possível adotar as seguintes medidas:

  • Definição de valores e princípios: primeiramente é fundamental identificar os princípios básicos do negócio. Eles devem ter relação com a moral e ética, bem como com os valores que a empresa deseja representar;
  • Escolha da missão, visão e valores (MVV): é importante definir esses três princípios na definição de uma cultura, pois eles são relevantes. Missão é o motivo pelo qual a empresa existe. Visão diz sobre onde a organização quer chegar. Valores são os princípios e a forma que a empresa se comporta no mercado e na sociedade;
  • Divulgue e viva a cultura organizacional: é importante que todos os colaboradores saibam sobre a cultura da empresa e que ela esteja disponível com facilidade em diversas mídias. Além disso, é necessário que os líderes e gestores vivam a cultura para que ela seja disseminada.

É importante realizar a revisão da cultura sempre que necessário. A atualização deve chegar às lideranças e também ser altamente divulgada em reuniões gerais.

Além disso, é necessário entender a importância de ter como base a cultura no processo de seleção e recrutamento de novos talentos.

O candidato que indique algum tipo de compatibilidade ou grande disposição de se adequar ao que a empresa pode ser uma boa opção.

4 benefícios por criar uma cultura organizacional forte

Confira os benefícios de se contar com uma cultura empresarial forte:

1 – Atração e retenção de talentos

Uma boa cultura organizacional é capaz de atrair e reter talentos, pois demonstra que a empresa tem valores, princípios e objetivos bem definidos e executados, o que pode ser um ponto positivo tanto para profissionais disponíveis no mercado de trabalho, quanto para os atuais funcionários.

2 – Agilização de processos na empresa

A cultura de uma empresa estabelece alguns fatores que podem influenciar na produtividade dos colaboradores.

Existem culturas em que a agilidade é altamente valorizada, por exemplo. Empresas com culturas que enaltecem a eficiência, a inovação e a adaptabilidade também costumam impactar positivamente na produtividade.

3 – Melhor ambiente de trabalho

O clima organizacional, ou seja, o espaço de trabalho saudável, leve e seguro é construído a partir de diversos fatores, como a cultura.

Os colaboradores que sabem o que a empresa espera, no que ela acredita e como ela opera, podem acreditar mais no seu trabalho, se sentindo mais pertencentes e engajados.

Leia mais: Premiação x comissão: entenda a diferença e saiba como implementar na empresa

Como manter a cultura organizacional da minha empresa?

Vantagens de ter a cultura organizacional nas empresas

Para que a cultura corporativa se mantenha, mesmo com a entrada e saída de novos colaboradores, é preciso que a mesma seja verdadeiramente praticada todos os dias.

Inclusive, quando o que é dito não é feito, é comum que os colaboradores se sintam desmotivados e até mesmo deixem a empresa.

Sendo assim, é altamente relevante viver a cultura por meio de comportamentos e atitudes.

Ao viver a cultura, ela será continuada por todos os outros membros, de forma natural. Além disso, é importante também que ela seja divulgada constantemente em reuniões e em dinâmicas.

Se você deseja promover uma cultura que leva em consideração a valorização dos colaboradores, é possível contar com campanhas de premiação e incentivo.

Elas servem para recompensar ou premiar funcionários, tornando-os mais engajados, felizes e produtivos.

A NovoCred conta com cartões de incentivo e premiação que são recarregados e distribuídos para os funcionários que, por sua vez, podem utilizá-los na opção crédito para realizar compras em lojas físicas e/ou virtuais. Algumas opções ainda são internacionais.

Confira as soluções de incentivo da NovoCred e tenha colaboradores mais motivados! 

Conclusão

A cultura organizacional de uma empresa são os valores, crenças, ideais, motivações, hábitos, normas e práticas de um negócio.

Inicialmente, ela costuma ser definida pela gestão e liderança, mas é transformada naturalmente pelo cotidiano.

Leia também: “Retenção de talentos: Descubra todas as vantagens! [GUIA]”
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