Se você deseja ter sucesso em suas premiações e campanhas de incentivo para colaboradores, saiba que você está no lugar certo!
Antecipadamente, é preciso saber que as campanhas de incentivo e premiação tem cada vez mais conquistado as empresas, isso porque, por meio delas, é possível aumentar a produtividade e ainda deixar os colaboradores mais felizes e incentivados.
Diante de tantas vantagens é preciso saber como criar as campanhas de incentivo para funcionários, para que assim se dê o resultado esperado na empresa.
Ficou interessado(a)? Saiba que neste artigo você conhecerá não só mais informações sobre as campanhas de incentivo, mas também como criar e ideias de campanhas motivacionais.
Por este motivo, não deixe de continuar a leitura e saber mais detalhes incríveis. Boa leitura!
Você sabe o que são campanhas de incentivo para colaboradores?
Em primeiro lugar, as campanhas de incentivo e premiação são uma estratégia para incentivar os melhores resultados dos colaboradores na empresa, fazendo com que as equipes participem e reconheçam quem teve os melhores resultados obtidos!
Além disso, vale ressaltar que as campanhas de incentivo e premiação podem ser utilizadas em outros departamentos da empresa, além do setor de vendas.
As campanhas de incentivo têm cada vez mais auxiliado as empresas, não só pelo seu poder de retorno como também para incentivar e motivar os funcionários!
Portanto, agora que você já sabe o que são as campanhas de incentivo e premiação, você precisa saber como colocá-las em prática!
Nesse sentido, abaixo você poderá conferir o passo a passo para criar as suas próprias campanhas de incentivo e premiação para colaboradores!
Por que investir em campanhas de incentivo para colaboradores?
Você sabia que investir em campanhas de incentivo para colaboradores pode ser benéfico para a empresa e para os funcionários?
Quando se organiza uma campanha de incentivo e premiações, é possível conseguir que os funcionários se sintam mais motivados a exercerem as suas atividades, se dedicando mais a entregar um bom trabalho.
Um bom trabalho, por sua vez, indica que as funções estão sendo prestadas com qualidade, e assim atingindo de forma positiva a satisfação dos clientes/consumidores.
Há algum tempo atrás muitos empregadores imaginavam que uma remuneração significativa era suficiente para reter os seus talentos e os deixar engajados. Contudo, com o passar do tempo, apenas esse ponto não faz tanta diferença.
Os trabalhadores cada vez mais percebem a necessidade dos benefícios, bem como premiações, flexibilidade e um bom clima organizacional.
As campanhas de incentivo, por si só, são capazes de gerar maior interesse dos trabalhadores para o alcance de metas e objetivos.
As premiações, que também fazem parte de campanhas do tipo, podem ajudar a reconhecer o funcionário, que se sente valorizado e mais engajado com a empresa.
É importante também destacar a função de promover o bem-estar dos trabalhadores, que é uma boa ação para valorizar o capital humano.
Como resultado das campanhas de incentivo para colaboradores, é possível conseguir uma maior atração e retenção de talentos, bem como um aumento na produtividade dos funcionários, que gera um maior crescimento para a empresa.
Saiba agora como fazer campanha de incentivo para funcionários!
Para ter sucesso nas campanhas de incentivo e premiações, é necessário seguir alguns passos, pois, dessa forma fica muito mais fácil de se organizar e assim garantir melhores resultados.
Antes de mais nada é preciso organizar os pontos fundamentais, como por exemplo: a temática; planejamento; briefing; definir quem serão os participantes; tempo da campanha e quais serão as premiações e as categorias de premiações.
Abaixo serão apresentados detalhes importantes sobre cada um desses pontos, visando esclarecer melhor o que deve ser feito para uma campanha de sucesso. Confira:
Temática
É necessário definir o tema que será trabalhado durante as campanhas de incentivo.
Nessa etapa você pode utilizar o brainstorming para auxiliar nesse processo, da mesma forma você pode explorar melhor as ideias, promovendo assim mais facilidade para o desenvolvimento da campanha.
Em épocas festivas, por exemplo, o tema pode ser a época do ano. De todo modo, essa é uma etapa em que a criatividade pode ser explorada.
Planejamento
Antes de colocar as ações em prática, é importante planejar com critérios sólidos.
Nessa etapa você precisa pensar em tudo que precisará e ainda o que pode prejudicar a sua campanha, assim fica muito mais fácil ter uma campanha de incentivo de sucesso. A opinião de todos da empresa é necessária nessa etapa!
Após considerar os pontos acima citados, defina o objetivo da campanha, meta, regulamento e deixe bem claro a todos os envolvidos. Essa é uma forma de evitar mal-entendidos durante a campanha e até a sua finalização.
Briefing
O Briefing é o conjunto de informações sobre o que será realizado na campanha de sua empresa, ou seja, um resumo do que será realizado. Por este motivo, não deixe de compartilhar com todos os participantes.
No resumo, é importante colocar as informações em tópicos, assim fica muito mais fácil a organização e a visualização. Além disso, filtre todas as informações antes de colocá-las em seu resumo (defina as principais).
Participantes
Defina quem serão os participantes da campanha, se ela será aberta a todos os setores da empresa ou em um setor específico e ainda é preciso definir quais serão as metas definidas para os participantes.
Tempo da campanha
Definir o tempo da campanha, como por exemplo: será de curto ou longo prazo? Pense em todos esses detalhes para ter uma campanha de sucesso.
Determinar a mensuração das ações dos colaboradores
É importante determinar como serão mensuradas as ações dos colaboradores. É uma etapa fundamental para entender como o cumprimento dos objetivos serão contabilizados.
Para isso, você deve adaptar a mensuração de acordo com o seu tipo de negócio.
Por exemplo, se a meta para receber um prêmio ou benefício for de uma quantidade x de vendas, você deve entender como isso será registrado.
Além disso, nesse ponto é importante se atentar às regras que serão estabelecidas. Em uma loja, por exemplo, comparar as vendas entre vendedores de diferentes condições pode ser injusto.
Sendo assim, elabore formas de mensurar os resultados obtidos no alcance das metas e objetivos estabelecidos.
Isso pode ser feito por meio de sistemas da empresa, ou elaborado em uma planilha com configurações adequadas para a campanha. O mais importante é estabelecer valores padrão e regras justas para que a mensuração seja correta.
Tipos de premiação: como definir quais serão as premiações e as categorias de premiações?
Leia mais: 5 tipos de Bonificação por resultados: Saiba quais são, como implementar e benefícios!
Defina e deixe bem claro quais serão as premiações e ainda as categorias de premiações para os participantes. Em todo o caso, durante a campanha é preciso sempre frisar tudo o que acontecerá com os participantes, assim evita-se mal-entendidos durante o processo.
Pode parecer uma etapa simples, mas também é necessário um certo cuidado, pois é importante definir prêmios que agradem os colaboradores.
Os prêmios mais desejados pelos funcionários são:
- experiências, como viagens, SPA ou jantares;
- vale cultura (ingresso de show, cinema e outros);
- dia de descanso sem desconto;
- vouchers/cartões de presente de uma loja da escolha do funcionário;
- subsídio de cursos, palestras, seminários ou workshops;
- bônus salarial;
- cartões de premiação e incentivo.
Observação: Durante a campanha, não altere o planejamento realizado, pense tanto no curto prazo e longo prazo. Uma dica importante é manter a equipe sempre a par de como está a campanha e ainda sustente a campanha que a sua empresa criou.
Portanto, agora que você sabe como criar as suas campanhas de incentivo para colaboradores, será mais fácil planejar uma campanha de sucesso.
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Conclusão
As campanhas de incentivo para colaboradores servem para aumentar as vendas e produtividade da empresa, por meio da motivação dos trabalhadores.
Com esse recurso, você pode engajar seus funcionários, melhorar a imagem da empresa, atrair e reter mais talentos e impulsionar o crescimento de seu negócio.
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