Funcionários felizes
13 janeiro
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A bonificação por resultados é uma das formas de engajar os funcionários de uma empresa. Quer saber como funciona para aplicar na sua empresa? Então acompanhe a leitura!

Administrar uma empresa tem os seus diversos desafios. Um deles é lidar com os colaboradores, que são altamente valiosos para qualquer negócio.

Os funcionários exercem as atividades da empresa e, portanto, fazem parte de seu funcionamento e proporcionam o seu crescimento.

Contudo, por conta de diversos fatores, muitos trabalhadores podem se sentir desmotivados, e então o seu engajamento com a sua atividade diminui.

Para isso, existem estratégias de incentivo bastante populares, que servem justamente para resgatar e aumentar o empenho dos colaboradores.

Neste artigo, vamos te mostrar uma dessas estratégias, que é a bonificação por resultados. Portanto, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

O que é bonificação por resultados?

A bonificação por resultados, como o nome já indica, consiste em dar algum bônus para o funcionário em troca de bons resultados alcançados pelo mesmo.

Essa estratégia é utilizada a fim de engajar os funcionários, fazendo com que eles se empenhem mais para atingir metas e objetivos em suas tarefas.

Por ser uma bonificação, trata-se de uma gratificação que é adicional ao salário fixo.

Toda bonificação por resultados precisa ser atrelada a uma meta, pois o colaborador precisa atingi-la para receber o seu bônus.

Muitos profissionais de alta performance procuram empresas que oferecem muitos benefícios, como a bonificação.

A bonificação muitas vezes é paga juntamente com a remuneração do trabalhador, mas ela não pode ser confundida com a mesma.

Em algumas ocasiões, o bônus também pode vir por meio de:

  • viagens e experiências;
  • cartão de premiação;
  • presentes, como perfumes e eletrônicos;
  • vale prêmios.

É muito importante que o bônus não seja associado aos benefícios fixos, como vale-transporte e vale-alimentação, e nem ao aumento salarial.

Ao desenvolver uma estratégia de bonificação por resultados, é fundamental começar estabelecer metas atingíveis e premiações atrativas e com contexto.

Você pode utilizar o sistema SMART para desenvolver um bom sistema de bonificação. Esse sistema significa:

  • specific (específico): todas as regras e metas que devem ser atingidas devem ser muito claras e explicadas aos colaboradores;
  • measurable (mensurável): é necessário que a meta seja mensurável e que hajam mecanismos para esse registro;
  • attainable (atingível): as metas devem ser atingíveis. Metas absurdas podem frustrar os funcionários;
  • relevant (relevante): as metas devem ser relevantes para o negócio, pois elas precisam trazer resultados;
  • time based (temporal): as metas devem ter um prazo para serem atingidas. É importante não realizar campanhas com muita recorrência, caso contrário os colaboradores podem perder o seu engajamento.

Como funciona a prática de bonificação a funcionário?

Funcionaria feliz

 A prática de bonificação para a funcionária é uma maneira de recompensar os colaboradores que atingem ou superam as metas estabelecidas pela empresa. 

A bonificação pode ser concedida individualmente ou coletivamente, e pode ser realizada de diferentes maneiras, como valores em dinheiro, viagens, presentes, cartões e outros.

É importante ressaltar que a bonificação não faz parte da remuneração salarial obrigatória, e não há cobrança de encargos sobre os bônus. 

Então, a periodicidade da bonificação fica ao critério da empresa, e pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. 

Qual a diferença entre bonificação e remuneração salarial?

A diferença entre bonificação e remuneração salarial é que a bonificação é uma recompensa paga pelo empregador ao empregado por seu desempenho. 

Já a remuneração salarial é o valor fixo estipulado pelo contrato de trabalho. Ou seja, o empregador é obrigado a pagar mensalmente o colaborador. 

Por isso, a bonificação não faz parte da remuneração salarial obrigatória, e não há cobranças de encargos como INSS ou FGTS sobre os bônus concedidos. 

Em alguns contextos, a bonificação também pode ser chamada de gratificação, pois os dois termos são sinônimos e não possuem diferenciação na CLT. 

Algumas empresas optam por conceder a bonificação individualmente ou coletivamente, podendo oferecer quantias em dinheiro, viagens, cursos, folgas, cartões de prêmio e outros. 

Leia mais: Premiação x comissão: entenda a diferença e saiba como implementar na empresa

Quais as vantagens de implementar bonificação por resultados para funcionários na empresa?

De fato vale a pena implementar a bonificação por resultados em sua empresa. Isso porque, como já citado, ela é capaz de recuperar o engajamento de seus colaboradores. 

Contudo, não são apenas esses os benefícios que a empresa recebe ao investir nessa estratégia.

Veja as vantagens de implementar a bonificação por metas em sua empresa:

Aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores

Quando um colaborador está desmotivado, isso pode ocorrer por diversos motivos, como, por exemplo, a sensação de estar sendo desvalorizado.

Por isso, oferecer bonificações pode fazer com que o colaborador se sinta melhor nesse sentido. 

Quando se trata de uma bonificação, e esta ainda vem acompanhada de uma meta, o trabalhador pode se sentir mais motivado e engajado para realizar as suas funções.

Sendo assim, eles se mostram mais comprometidos com o seu trabalho, e se dedicam mais para atingir metas.

Promove o aumento da produtividade 

Quando o trabalhador deseja ser bonificado em troca de uma meta, ele deve se empenhar mais para alcançá-la. Dessa forma, a sua produtividade aumenta.

Uma maior produtividade significa que uma empresa passa a produzir mais, o que, de alguma forma, é mais positivo para o seu crescimento.

Ao vincular recompensas financeiras à conquista dessas metas, os funcionários se sentem motivados a se esforçar mais e buscar alcançar superar os objetivos estabelecidos.

Isso não apenas impulsiona o desempenho individual, mas também promove um senso de comprometimento e engajamento com os objetivos da empresa. 

Estimula o desenvolvimento de métricas para avaliação de desempenho

Na construção de uma ação de bonificação, é necessário criar alguma forma de mensurar os resultados atingidos.

Isso pode ser uma ótima oportunidade para desenvolver de vez uma forma de avaliar a performance e produtividade de seus funcionários, caso a sua empresa esteja fazendo isso de forma mais superficial.

Estabelecendo formas claras e objetivas de mensuração dos resultados, a empresa cria uma base sólida para avaliar o desempenho dos colaboradores. 

Isso pode envolver a definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para cada função ou departamento, alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Essa prática não apenas facilita a definição de metas tangíveis, mas também fomenta uma cultura de transparência, responsabilidade e aprimoramento constante dentro da empresa.

Diminui o turnover e aumenta a atração de talentos

Homem feliz no trabalho

As taxas de desligamento de uma empresa podem ser altas quando ela não é estimulante, ou por outras razões.

A bonificação é capaz de diminuir a taxa de desligamento por desmotivação, além de também poder atrair novos talentos qualificados para a sua empresa.

Quando a bonificação está associada a metas alcançáveis e desafiadoras, pode atuar como um poderoso incentivo para os funcionários. 

Isso cria um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados e recompensados por ser esforço e desempenho, o que resulta em níveis baixos de desmotivação. 

Quando os funcionários veem a possibilidade real de receber uma bonificação justa em troca de seu trabalho árduo e resultados, tendem a se comprometer mais com as metas da empresa e se manterem engajados.

Alinhamento com metas da empresa

Além disso, a bonificação por resultados também estabelece uma conexão direta entre os objetivos individuais dos funcionários e as metas da empresa. 

Ao definir metas específicas que estão alinhadas com as estratégias das empresas, os funcionários se tornam mais conscientes e engajados com a direção da empresa.

Essa prática cria uma sinergia entre as aspirações individuais dos colaboradores e os objetivos corporativos. 

Quando os funcionários são incentivados a atingir metas que contribuem para o sucesso da empresa, existe um alinhamento natural entre os esforços individuais e os resultados da empresa.

Leia mais: Veja mais sobre o Cartão de Premiação Mastercard!

O que diz a CLT sobre bonificação?

A CLT fala sobre a bonificação de acordo com a sua natureza, se é uma gratificação legal, uma gratificação ajustada ou um prêmio. 

Na gratificação legal, a CLT vê a bonificação como uma gratificação que compõem o salário do empregado, sendo sujeita aos encargos trabalhistas, como INSS e FGTS. 

No entanto, a Reforma Trabalhista de 2017 modificou a CLT e criou uma distinção entre as gratificações legais e as gratificações ajustadas. 

A primeira é a bonificação que está prevista em lei e fazem parte do salário, a segunda é acordada entre o empregador e o empregado, que deixaram de compor o salário. 

Além disso, a Reforma Trabalhista também criou a figura dos prêmios, que são liberalidades concedidas pelo empregador em razão de desempenho, que não estão sujeitos aos encargos trabalhistas.

Quais problemas podem acontecer e como evitá-los?

Apesar de ser um benefício à empresa e ao colaborador, a bonificação pode trazer alguns problemas, se não for planejada e implementada. Alguns deles são: 

  • Metas inatingíveis: se as metas forem muito altas ou irreais, os funcionários podem se sentir frustrados, desmotivados e até estressados;
  • Premiação sem contexto: se a bonificação não estiver relacionada com o desempenho efetivo dos funcionários, ela pode perder o sentido e valor;
  • Bonificações frequentes: se a bonificação for concedida com muita frequência, ela pode perder o seu efeito motivador e se tornar uma obrigação dos funcionários;
  • Competição entre funcionários: É muito importante estabelecer metas justas para todos os funcionários, para não criar um clima de competição.

Esses são alguns dos problemas que a bonificação por resultados pode gerar. Mas com um planejamento adequado e claro, é possível evitá-los.

6 Ideias de bonificações por resultados para funcionários

Mulher feliz no trabalho

A bonificação faz parte das remunerações variáveis de um colaborador, ou seja, ela é um tipo de benefício que não está incluso no salário. 

Portanto, ela não é obrigatória, porém, é uma maneira de engajar a equipe e os profissionais que nela trabalham. 

Quer saber como aplicar a bonificação por resultado para funcionários? A NovoCred separou 6 ideias para você! Vamos conhecê-las? 

Bônus fixo

O bônus fixo é uma modalidade de bonificação por resultados que é normalmente adicionada ao salário do colaborador. 

Essa bonificação ocorre mensalmente, quando a meta estabelecida é atingida ou superada, o colaborador tem direito a bonificação.

Para realizar esse tipo de bônus, o objetivo pode ser um pouco mais desafiador, pois o colaborador não deve entender que todo mês receberá um dinheiro extra. 

O bônus fixo pode ser relacionado a uma meta individual ou coletiva do departamento, e deve ser claramente definido e comunicado aos funcionários.

Bonificação por performance

A bonificação por performance é uma modalidade de bonificação por resultados que recompensa o colaborador de acordo com sua performance individual. 

Essa bonificação pode ser realizada em valores em dinheiro, viagens, presentes, cursos, folgas ou outros benefícios que sejam gratificantes para o funcionário. 

A bonificação por performance é uma maneira de reconhecer e incentivar o desempenho dos colaboradores, aumentando a sua motivação, produtividade e engajamento.

Porém, na bonificação por performance é importante definir metas claras, realistas e mensuráveis, além de comunicar os critérios de avaliação aos funcionários.

É importante também evitar o espírito de rivalidade entre os trabalhadores, que pode gerar conflitos, desmotivação e queda na qualidade do trabalho.

Bônus sazonais

Já o bônus sazonais é uma modalidade de bonificação por resultados que não depende do desempenho individual, como o bônus por performance. 

Eles são concedidos pela empresa em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães e outros. 

O objetivo principal deste modelo de bonificação é demonstrar o reconhecimento e a gratidão da empresa pelos funcionários, além de aumentar a motivação e satisfação dos mesmos.

Caso deseje atrelar os bônus sazonais às metas, é possível oferecer bonificações sazonais mais especiais se todas a empresa atingir bons resultados.

Dessa maneira, a empresa estimula os funcionários a se empenharem mais para alcançar os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que os recompensa pelo esforço.

Dia de folga adicional

O dia de folga adicional também pode ser considerado uma bonificação por resultados. Consiste em conceder um dia de descanso extra ao colaborador que atingiu as metas. 

O dia de folga pode ser escolhido pelo funcionário, de acordo com a sua conveniência e a disponibilidade da empresa. 

Dependendo do tipo de meta que foi atingida, o dia de folga pode ser concedido individualmente ou coletivamente. 

É importante oferecer o dia de folga em até 60 dias após o cumprimento da meta, para que o funcionário possa usufruir do benefício.

Treinamento e Desenvolvimento

Uma ótima bonificação é o treinamento e desenvolvimento, que visam qualificar os colaboradores para o desempenho de suas funções para o crescimento profissional.

Apesar de estarem interligados, o treinamento é um processo de aprendizagem como foco técnico, que tem início, meio e fim, qualificando o profissional. 

Já o desenvolvimento é um processo de aprendizagem com foco comportamental, que visa o longo prazo, e prepara o colaborador para ter um determinado comportamento.

Eles são importantes para a estratégia da empresa, pois contribuem para a melhoria do desempenho, da produtividade, da qualidade, da inovação e muito mais! 

Além disso, o treinamento e desenvolvimento geram benefícios para os colaboradores, como aumento da motivação, da satisfação, do engajamento e da fidelização.

Bônus por metas alcançadas por equipes

É a bonificação por resultados de equipes. Assim, você pode evitar a competição não saudável entre os funcionários, se esse for um problema notado.

Geralmente, esses bônus podem vir como um adicional das metas individuais. Sendo assim, os membros das equipes se auxiliam para desfrutar de bônus próprios e coletivos.

Para quem, ao invés de dinheiro, deseja disponibilizar cartões de premiações para os seus funcionários, pode contar com a NovoCred.

A NovoCred é especialista em campanhas de incentivo, e conta com cartões pré-pagos que podem ser utilizados na opção crédito em estabelecimentos virtuais ou físicos, e, em alguns casos, em lojas internacionais.

Tudo isso é controlado por meio de uma plataforma e aplicativo bastante simples de usar.

Venha conhecer as soluções na NovoCred para bonificar os seus colaboradores com cartões pré-pagos de controle facilitado! 

Conclusão

E aí? Quer começar a implementação das bonificações por resultados na sua empresa? Então, não perca tempo e motive sua equipe de uma vez por todas! 

A bonificação por resultados é uma forma de mostrar ao seu colaborador que você se importa com o trabalho que eles estão realizando. 

Além disso, também é uma maneira de deixar a sua equipe engajada e bater as metas da empresa. No entanto, o processo de bonificação deve ser claro e justo para todos. 

Portanto, ao implementar o sistema de bonificação por resultado na sua empresa, esclareça todos os pontos necessários e faça um planejamento de metas. 

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