funcionários em escritório com adereços natalinos brindando e comemorando campanha de natal endomarketing
15 novembro
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As campanhas endomarketing de natal são bastante utilizadas por empresas de todo o mundo. 

No final do ano, datas comemorativas são relevantes, como o Natal e o Ano-Novo. Por isso, investir em campanhas temáticas pode ser interessante.

Muitas pessoas imaginam que as datas comemorativas servem apenas para vender algum tipo de produto ou serviço que se relacione ao tema da época ou para decorar os espaços.

Contudo, realizar campanhas do tipo é uma estratégia de marketing interno, mais conhecido como endomarketing.

Neste artigo vamos te explicar a importância do endomarketing, como funciona uma campanha do tipo e algumas dicas valiosas para implementar uma campanha de natal em sua empresa.

Portanto, acompanhe o texto e boa leitura!

O que é uma campanha de endomarketing?

Campanhas de endomarketing são aquelas em que estratégias de marketing interno que visam desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.

Antes de mais nada, vamos primeiramente entender o que é e como funciona o endomarketing.

O endomarketing é um conjunto de ações coordenadas por especialistas em marketing, que tem como objetivo valorizar o capital humano de uma organização.

A estratégia se baseia em criar um ambiente saudável e agradável para conseguir fortalecer as relações dentro da empresa.

Com um espaço tranquilo e amistoso, é possível conquistar a retenção de talentos e, além disso, promover a imagem da empresa.

No Brasil, o endomarketing foi citado primeiramente em 1975 por Saul Bekin, gerente da Johnson & Johnson na época. O profissional percebeu a importância de tais medidas e ações porque havia a necessidade de integrar os trabalhadores.

O conceito foi crescendo no Brasil, como também no mundo inteiro. Atualmente, é incomum encontrar empresas que não realizam esse tipo de campanha.

Dentro de uma empresa, as campanhas de endomarketing são organizadas e executadas pelas equipes de Recursos Humanos (RH) e Marketing/Comunicação.

O endomarketing nem sempre precisa se relacionar com uma data comemorativa. Qualquer tipo de ação que visa integrar colaboradores e estimular o seu sentimento de pertencimento pode ser uma campanha de endomarketing, se assim for planejada e executada.

Como fazer uma campanha de natal criativa na sua empresa?

funcionária em notebook comemorando campanha de natal home office da empresa

As festas de fim de ano, como o Natal e o Ano-Novo, são bastante relevantes não só no âmbito empresarial, como para toda a sociedade em geral.

As celebrações costumam despertar bons sentimentos, como solidariedade, esperança, amor e fraternidade.

Dentro do ambiente de trabalho, datas do tipo são bastante eficientes para aproximar os funcionários, bem como desenvolver um maior vínculo entre colaborador e empresa, melhorando o clima organizacional.

Por isso, é importante aproveitar tais datas, sobretudo o Natal, desenvolver planejamentos estratégicos de campanhas de Natal endomarketing.

Confira algumas ações criativas de endomarketing para o Natal:

1. Invista em decoração natalina

A decoração é um dos principais fatores que acompanham o Natal. Por esse motivo, investir em uma decoração natalina é fundamental para campanhas de endomarketing.

Todo o ambiente de trabalho pode ser decorado com pisca-pisca, painéis com figuras, árvores de natal e outros adereços característicos da época.

Na hora de desenvolver uma campanha de fato, a criatividade deve entrar em ação.

É possível, por exemplo, estimular uma competição saudável entre equipes entre quem decora melhor o seu espaço de trabalho.

Os melhores colocados podem ganhar prêmios relacionados ao Natal.

As árvores de Natal são um dos símbolos mais populares da festa. Por isso, adaptar atividades com o objeto decorativo pode ser interessante.

No regime de trabalho home office também é possível desenvolver a campanha de decoração. A empresa pode, por exemplo, enviar um kit de decoração natalina para os colaboradores.

O kit pode contar com:

  • pisca-pisca;
  • guirlandas;
  • gorro de papai noel;
  • meia natalina;
  • caneca temática.

2. Promova a integração dos seus funcionários

Promover a integração dos funcionários é o principal objetivo das campanhas de Natal endomarketing. Por isso, elabore ações em que essa finalidade seja prioridade.

Para isso, existem diversas ações interessantes, como, por exemplo, correio elegante natalino.

Disponibilize papéis com canetas em uma mesa, com uma caixa decorada no local. Solicite que os colaboradores escrevam recados para os seus colegas de trabalho e devolva os papéis à caixa.

É bem provável que a ação tenha sucesso.

Além disso, uma ação bastante clássica no fim de ano é o amigo oculto. No Natal, monte uma bela árvore, e peça para que os presentes sejam colocados abaixo dela.

Na hora de anunciar o amigo oculto, o remetente deve dizer onde está o presente e o destinatário deve pegá-lo. 

A cerimônia pode seguir como sempre: o presente é aberto e uma foto entre ambos é registrada.

Além disso, outras ações podem ser adotadas, como:

  • desafios;
  • competições individuais ou em equipes.

3. Realize uma festa de confraternização

funcionários em restaurante brindando e comemorando festa da empresa natal

Realizar uma festa de confraternização já é uma campanha de endomarketing pelo simples fato de que haverá um encontro fora do trabalho, onde as pessoas podem desenvolver melhores relações entre si.

É possível combinar para que cada pessoa ou equipe colabore com pratos de Natal, e até mesmo estimular a troca de presentes.

As festas virtuais também são uma opção para quem trabalha remotamente. Nelas, as pessoas podem decorar os seus espaços de trabalho e realizar a distribuição de vale-presentes.

A NovoCred conta com cartões pré-pagos que podem ser entregues aos colaboradores e utilizados para compras físicas e online. Conheça! 

4.  Incentive os seus funcionários a participar do Natal Solidário

O Natal é uma época de solidariedade e, por isso, desenvolver um Natal Solidário pode ser interessante e oportuno.

Ajudar pessoas, animais ou ONGs são ações bastante importantes.

Um Natal solidário serve para realizar benfeitorias, marcando assim a presença no âmbito social, como também para reforçar a imagem da empresa e unir colaboradores.

Nesse tipo de ação é importante que funcionários de diversos setores participem ativamente do projeto.

5. Invista em presentes e benefícios

Ganhar e dar presentes no Natal é sempre bom. As datas de final de ano são conhecidas por tal ato, o que pode ser semelhante dentro do trabalho.

É possível, por exemplo, desenvolver brincadeiras em que ocorra a premiação com benefícios ou presentes diversos.

Além disso, a empresa pode presentear todos os trabalhadores, de modo a agradecer por sua participação no crescimento do negócio.

Para isso, existem muitas alternativas. Os cartões de premiação e incentivo costumam ser bons presentes, logo que torna possível que os colaboradores realizem a compra do que desejam.

A NovoCred é referência em soluções de campanhas de incentivo, inclusive campanhas de endomarketing.

A sua atuação principal é ao oferecer cartões de incentivo. Tais cartões são pré-pagos, e podem ser utilizados na função crédito. 

Todos os cartões da NovoCred realizam compras em lojas físicas e virtuais, sendo alguns deles internacionais.

Confira as soluções de incentivo e premiação de colaboradores da NovoCred!

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