Nos últimos anos, a modalidade do trabalho remoto cresceu bastante e se consolidou como uma realidade no mercado brasileiro. Junto a isso, vem a questão do auxílio home office, que também é adotado pelas empresas.
A pesquisa Tendências do home office no Brasil, feita pela Fundação Getúlio Vargas, mostrou que 33% das empresas do país adotam o modelo de home office, o que quer dizer que uma boa quantidade de pessoas trabalham de forma remota.
Dessa realidade, surge esse auxílio que funciona como um benefício para ajudar os colaboradores a montarem o escritório em casa e arcar com os custos da estrutura.
Mas isso também traz vantagens para a empresa. Quer saber quais são?
Vamos falar sobre elas ao longo deste artigo, bem como explicar quanto é o auxílio home office e como ele funciona.
Vamos lá!
O que é auxílio home office?
O auxílio home office nada mais é do que um valor pago mensalmente pela empresa aos colaboradores para que seja destinado aos gastos com o trabalho remoto.
Quando uma pessoa trabalha presencialmente em um escritório, ela tem acesso a luz, água, equipamentos, internet e por aí vai, certo? No momento que ela passa a trabalhar em casa, todos esses custos vão para o próprio bolso.
Ou seja, a pessoa passa a usar a própria internet, luz, água e até mesmo computadores para realizar as demandas do dia a dia. Neste sentido, o auxílio pago pela empresa entra para ajudar a custear tudo isso.
Como funciona o auxílio home office?
O auxílio para trabalho remoto funciona como uma quantia financeira que o colaborador recebe da empresa para cobrir as despesas de casa que são usadas para o trabalho ou investir na compra de equipamentos.
Vamos supor que você seja um auxiliar administrativo de home office. Todo o mês, a empresa vai pagar uma quantia financeira para te ajudar a pagar as contas, já que você utiliza a própria internet, luz e água para trabalhar, por exemplo.
Esse auxílio funciona como um dos benefícios para funcionários que a empresa pode oferecer e que traz diversas vantagens, como vamos mostrar a seguir.
Vantagens do auxílio home office para as empresas
Embora o auxílio seja bem vantajoso para o colaborador, ele também oferece para a empresa benefícios internos e externos. São eles:
- aumento da produtividade
- retenção de talentos
- ampliação do pool de talentos
- sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Vamos falar sobre cada uma dessas vantagens agora:
1. Aumento da produtividade
A primeira vantagem é o aumento da produtividade, que acontece porque o auxílio permite que o colaborador invista em equipamentos adequados para o trabalho. Pode ser um mouse melhor ou uma cadeira ergonômica, por exemplo.
O importante é que ter acesso a esses itens permite que o colaborador se sinta mais motivado, confortável e com o ambiente ideal para trabalhar.
Sem dúvidas, essas condições contribuem para uma produtividade maior.
2. Retenção de talentos
Outra vantagem que a empresa tem quando oferece esse benefício é a retenção de talentos.
Ou seja, os colaboradores desejam ficar mais na empresa, porque consideram um bom lugar para trabalhar e se sentem cuidados.
Pode parecer simples, mas esse auxílio é capaz de mostrar a preocupação que a empresa tem com o bem-estar dos funcionários, o que aumenta a satisfação deles e a retenção de talentos.
3. Ampliação do pool de talentos
O auxílio para quem trabalha remoto também traz a vantagem de ampliar o pool de talentos para a empresa.
Pensa assim, uma empresa física que exija trabalho presencial só vai poder contratar quem mora ao redor e tem condições de ir ao escritório, correto?
Então, de fato, existe uma limitação geográfica. No caso do home office, fica bem mais fácil de encontrar potenciais colaboradores de vários lugares diferentes do país ou do mundo.
4. Sustentabilidade e responsabilidade corporativa
Por fim, a vantagem é que o modelo de trabalho home office passa uma imagem de sustentabilidade e responsabilidade corporativa para a empresa.
Isso porque diminui o deslocamento dos colaboradores em transportes, que envolve a emissão de gases poluentes.
Use cartões de premiação na sua empresa!
Entenda como calcular a ajuda de custo de home office
Certo, mas quanto é o auxílio home office? A verdade é que esse cálculo fica sob responsabilidade da empresa. Ou seja, é ela que vai decidir qual será o valor pago de auxílio aos colaboradores.
Normalmente, o valor fica por volta de R$ 80 a R$ 150 por mês, mas pode ser um valor mais alto de acordo com a realidade de preços de cada região.
Uma ideia é contabilizar o que deixou de ser pago pela empresa por causa da modalidade de home office, como é o caso do vale transporte. Assim, dá para analisar se esse valor de locomoção serve para auxílio do trabalho remoto.
Quais são os direitos de quem trabalha home office?
A Lei 14.442/22 foi criada para regulamentar o teletrabalho, também conhecido como home office. Nesta legislação, essa modalidade de trabalho é definida como a prestação de serviços realizados fora da empresa de forma remota ou híbrida.
Ela também define que os colaboradores têm direito ao tempo de intervalo para repousar e descansar das demandas diárias.
Além disso, a lei estabelece que estagiários e aprendizes podem trabalhar remotamente e que essa modalidade é prioridade para pessoas com deficiência ou que tenham filhos de até 4 anos.
Por fim, mesmo que o colaborador compareça ao escritório físico da empresa às vezes, a modalidade continua caracterizada como home office, segundo a lei.
Transforme sua equipe em um time vencedor com a Novocred!
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, você aprendeu o que é auxílio home office, como ele funciona e quais as vantagens trazidas para os colaboradores e para as empresas.
Por mais que seja optativo, esse benefício é capaz de gerar mais satisfação, reter talentos e ainda contribuir para o clima de bem-estar de todos.
O que achou deste conteúdo? Se quiser aprender mais, leia também sobre como uma gestão de benefício pode ajudar o seu negócio!
Conheça os benefícios do Cartão de Incentivo Vale Prêmios da Novocred!