o que é onboarding
02 agosto
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Índice:

  1. O que é onboarding?
  2. Qual a importância de um onboarding bem feito?
  3. Quais as etapas de um bom onboarding?
  4. Como fazer o onboarding de novos funcionários?
  5. Onboarding de colaboradores: boas práticas
  6. Como incentivar os novos funcionários durante o processo de onboarding?

Você sabe realmente o que é onboarding e por que é tão essencial nas empresas modernas? 

Contratar um novo funcionário é um marco importante para qualquer empresa, pois sinaliza  crescimento e novas perspectivas. No entanto, a efetivação é apenas o primeiro passo. 

Isso porque funcionários que experimentam um onboarding positivo e bem estruturado são 18 vezes mais propensos a se sentirem comprometidos com a empresa. 

Entretanto, 88% das empresas não realizam o onboarding de forma eficiente, deixando de aproveitar todo o potencial dessa etapa.

Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar o que é onboarding, como ele funciona, quais são as etapas essenciais e as melhores práticas para implementá-lo em sua empresa. 

Boa leitura! 

O que é onboarding?

Onboarding é o processo de integração de novos colaboradores à empresa, conduzido pelo setor de RH. Trata-se de um conjunto de atividades estruturadas que visam a rápida adaptação do novo membro à equipe, à cultura e à rotina da organização.

O termo é derivado do inglês “to board“, que significa “embarcar”.

Abrange etapas como a apresentação da cultura organizacional e treinamentos técnicos e sociais necessários para que o novo colaborador se sinta parte do time. 

Então, não é apenas um dia de boas-vindas, mas sim um período estratégico que pode durar semanas ou meses. Aliás, é essencial para a retenção de talentos.

Em outras palavras, o onboarding é a chave para transformar um novo contratado em um membro engajado e produtivo da equipe.

Qual é o objetivo do onboarding?

Podemos dizer que o objetivo do onboarding é duplo: por um lado, busca fazer com que o novo colaborador entenda as expectativas e os procedimentos de seu papel e assegura uma transição tranquila para a vaga. 

Por outro, tem o intuito de cultivar no colaborador um sentido de pertencimento e motivação em relação à empresa.

💡Veja também: Como recompensar a equipe? Ideias para engajar seu time!

Qual a importância de um onboarding bem feito?

homem e mulher sentados dando as mãos sorrindo

Um onboarding bem estruturado é essencial para o sucesso de qualquer empresa, pois contribui para a rápida adaptação do novo colaborador, reduzindo o tempo de aprendizado e aumentando sua produtividade. 

Além disso, um processo de integração positivo gera diversos benefícios para a organização, como:

  1. melhora do clima organizacional: um colaborador que se sente acolhido e valorizado desde o início tende a ser mais feliz e engajado;
  2. redução do turnover: diminui a rotatividade de funcionários, evitando os custos e transtornos relacionados a constantes contratações;
  3. aumento da retenção de talentos: é uma forma de demonstrar o compromisso da empresa com o crescimento profissional dos indivíduos;
  4. adaptação mais rápida: garante uma adaptação mais rápida e precisa, estabelecendo o colaborador em sua plena função com mais agilidade.

Para completar, vale citar que segundo o Glassdoor, um programa eficiente de onboarding pode elevar a retenção de colaboradores em até 82% e impulsionar a produtividade em 70%. Nada mal, não é mesmo?

Quais as etapas de um bom onboarding?

Um bom onboarding é composto por várias etapas importantes, como:

  1. preparação pré-chegada: configuração dos sistemas e preparação do espaço de trabalho;
  2. recepção e acolhimento: apresentação inicial da equipe e da estrutura da empresa;
  3. orientação e treinamento: transmissão de informações e habilidades necessárias para o cargo;
  4. integração com a equipe: atividades em grupo, almoços e eventos sociais que visam a criação de vínculos e um ambiente de trabalho colaborativo;
  5. acompanhamento: avaliação e feedback sobre o desempenho e ajuste às funções.

Como fazer o onboarding de novos funcionários?

Existem duas modalidades principais de onboarding: online e presencial. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha ideal depende de cada empresa. Veja como cada uma funciona:

Onboarding online

No onboarding online, a integração é realizada de forma remota usando ferramentas digitais.

Geralmente o processo começa antes do primeiro dia de trabalho, com o envio de acesso a sistemas, e-mails de boas-vindas e documentos necessários. 

Durante os primeiros dias, o novo funcionário pode participar de webinars, videoconferências e sessões virtuais de aprendizado para entender os valores da empresa, suas políticas e como realizar suas tarefas. 

Ainda, canais de mensagens instantâneas são utilizados para promover a comunicação com colegas e gestores.

Onboarding presencial

No onboarding presencial, o processo ocorre dentro da própria empresa, começando com a recepção do novo funcionário pelo setor de RH, colegas e líderes.

São promovidos tours pelas instalações para apresentar o ambiente físico, e existem sessões de treinamento e workshops para instruí-lo sobre as práticas da empresa. 

Interações pessoais com a equipe e reuniões de alinhamento com a gerência são importantes para esclarecer dúvidas e estabelecer relações. 

Durante todo o processo, um mentor ou responsável pela integração é quem presta suporte para assegurar uma transição suave para o novo papel.

Onboarding de colaboradores: boas práticas

mulher sorrindo sentada em reunião online

Agora que você já sabe o que é onboarding e conferiu dicas de como o RH coloca o processo em prática, veja agora algumas boas práticas para implementar o onboarding e ver seus resultados na empresa.

  1. Planejar estrategicamente a integração antes do primeiro dia do novo empregado;
  2. Oferecer todos os recursos e ferramentas necessárias desde o início;
  3. Proporcionar treinamentos específicos para a função que o colaborador vai exercer;
  4. Definir metas claras e realistas para os primeiros meses;
  5. Designar um mentor ou colega para dar suporte contínuo;
  6. Garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) durante todo o processo de recrutamento e seleção, bem como conscientizar o colaborador nos treinamentos sobre como proteger os dados da empresa e dos clientes;
  7. Manter a comunicação aberta, incentivando perguntas e feedback;
  8. Avaliar e atualizar regularmente o programa de onboarding com base nas experiências dos novos colaboradores.

💡Veja também: Benefícios da cultura de aprendizado e como implementar na sua empresa

Como incentivar os novos funcionários durante o processo de onboarding?

No processo de integração, é fundamental que as empresas demonstrem uma cultura de incentivo desde o início. 

Aqui na NovoCred, enfatizamos sempre como o reconhecimento é valioso para manter colaboradores satisfeitos e engajados. 

Por isso, deixe claro para o novo funcionário que seus esforços serão reconhecidos e valorizados. 

Mas se estabelecer essa cultura ainda é um desafio para sua empresa, a NovoCred pode ajudar. Oferecemos o cartão de premiação e outros benefícios flexíveis que facilitam a vida da sua empresa para engajar e motivar suas equipes.

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Conclusão

Neste artigo, nosso objetivo era explicar o que é onboarding, como o processo funciona, suas etapas e melhores práticas para implementação. 

O onboarding é um processo que serve de ponte entre a seleção do funcionário e sua jornada efetiva na empresa. 

Com ele, as organizações podem garantir uma integração bem-sucedida e promover um ambiente de trabalho produtivo e satisfatório tanto para os novos funcionários quanto para a empresa como um todo.

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