20 junho
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Valorizar significa agregar valor a alguma coisa, dar valor, reconhecer a importância de algo. Nos últimos anos, a teoria da valorização na esfera comercial tem sido uma das armas infalíveis para obter um trabalhador satisfeito e motivado. Atualmente, é comum alguns estabelecimentos oferecerem a seus colaboradores um ambiente descolado, moderno, bem estruturado e confortável, a fim de facilitar a execução do trabalho e, acima de tudo, gerar números positivos. Além disso, a prática da valorização está ligada também a uma série de benefícios criados exclusivamente para motivar e engajar as equipes, como por exemplo: a oferta de bônus, premiações e outras gratificações que, consequentemente, atraem bons resultados.

De acordo com o escritor, Idalberto Chiavenatto, autor de mais de 30 obras relacionadas à administração de empresas, as pessoas devem ser visualizadas como parceiras das organizações, pois elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência, que proporciona decisões racionais e que imprime significados e rumos aos objetivos globais. Ainda segundo o administrador, o local de trabalho também influencia no âmbito da valorização, já que é neste ambiente que os colaboradores compartilham conhecimento e desenvolvem as suas competências.

De fato, do ponto de vista empresarial, a apreciação do trabalho e a valorização de colaboradores nunca é vista como um ponto negativo, pois a tendência é sempre gerar algo com o retorno positivo. Seja na vida profissional ou pessoal. Infelizmente, em muitas organizações essa prática ainda é bastante escassa, e por isso a desvalorização tem sido um dos fatores responsáveis pelo declínio de algumas empresas e pelo crescimento drástico no número de pedidos de demissão.

Conheça alguns pontos que podem auxiliar a sua empresa na valorização de seus funcionários:

Seja o chefe que você gostaria de ter

Não adianta entender tudo sobre sua área de atuação, se você não conseguir enxergar que trabalha com seres humanos cheios de sentimentos, problemas e questionamentos. Uma equipe desmotivada, estressada, sem perspectiva de futuro e desvalorizada tende a produzir menos e causar problemas. Seja qual for à situação tente observar por inúmeros lados, ver as múltiplas faces do fato e encontrar uma saída adequada para o caso. Lembre-se, falar mais alto não vai fazer a coisa funcionar. A educação é um fator muito positivo na hora de lidar com colaboradores.

Faça elogios

Gentileza gera gentileza. Sabemos que elogios não pagam contas, mas fazem muita diferença no ambiente de trabalho. Financeiramente, quanto custa um elogio? Quantia nenhuma. Porém, profissionalmente seu valor é elevado. Elogiar o trabalho do funcionário deixa a rotina mais leve e torna determinada profissão mais prazerosa.

Dê oportunidades

Crie situações para testar a criatividade e as ideias oferecidas pelo colaborador. Da mesma forma que pode orientá-lo, saiba ouvi-lo. Muitas vezes o trabalhador tem projetos legais ainda desconhecidos pela empresa, devido a problemas de comunicação. Ofereça treinamentos e informe-o sobre cursos e capacitações em sua área de atuação. Além de agregar valor ao profissional, tal atitude só vai reforçar a qualidade do estabelecimento.

Ofereça premiações, bônus ou gratificações

Bônus financeiros, lembranças, cartões-presente, cestas de Natal ou até mesmo um doce, são boas formas de agradecer aos funcionários, sempre que possível. Essas premiações podem ser geradas de acordo com o desempenho do profissional, e entregues semestralmente ou anualmente. Independente do tamanho ou do grau da bonificação, o importante é buscar uma forma de retribuir seus colaboradores pelo trabalho prestado.

Crie momentos descontraídos

Apesar dos impasses diários que toda empresa tem, criar situações descontraídas também ajudam no desenvolvimento da equipe e dos resultados. Momentos como aniversariantes do mês, comemoração por metas e confraternizações de fim de ano funcionam muito bem para o fortalecimento de uma entidade. Além de dar a oportunidade de conhecer o outro lado de seus colaboradores, essas reuniões acumulam diversos registros que contribuem para arquivos da história e memória da empresa.

Sua empresa costuma adotar essas medidas, realizando campanhas de incentivo e/ou premiações entre a equipe? Conheça os produtos da Novocred que vão te ajudar a ter uma equipe muito mais motivada e engajada com as metas estabelecidas pela sua empresa.

Leia também: 6 dicas para uma gestão eficiente do caixinha da empresa

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