Em qualquer negócio, o desempenho financeiro é um dos aspectos mais importantes. No entanto, há vários caminhos para se aumentar o lucro de uma empresa e um meio bastante eficiente é o marketing de incentivo, cuja principal estratégia são as campanhas de incentivo de vendas.
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Esse tipo de estratégia já é uma prática comum nas empresas quando se quer aumentar as vendas. No entanto, há outros benefícios imediatos que uma campanha de incentivo pode trazer além de estimular colaboradores a venderem mais.
Uma campanha de incentivo pode ser utilizada também para fidelizar clientes, parceiros e fornecedores e consolidar uma marca no mercado, por exemplo. Estratégias importantes que, a médio ou longo prazo, levam ao aumento das vendas.
Para que você entenda melhor, vamos ilustrar com alguns exemplos do que costuma ocorrer no mercado e com algumas ações desenvolvidas pela NovoCred para empresas que nos procuraram em busca de soluções em marketing de incentivo.
Temos o caso de uma empresa fabricante de bancos de couro para veículos. O que ela poderia fazer para que seu produto se destacasse dentre tantos outros acessórios destinados a automóveis?
A saída encontrada foi criar uma campanha de incentivo voltada para os vendedores das concessionárias parceiras. A cada banco de couro que vendia, o colaborador recebia uma bonificação. Dessa forma, ele se sentia estimulado a oferecer o banco de couro aos seus clientes durante a venda dos veículos, momento em que os compradores estavam mais sensíveis à aquisição de acessórios para o automóvel novo.
Estratégia semelhante foi usada por uma indústria de cosméticos que desejava ressaltar os produtos da sua marca nas lojas onde os distribuía. Ao criar uma campanha de incentivo para os colaboradores dessas lojas revendedoras, ela conseguiu fidelizar o vendedor à sua marca.
No mercado imobiliário, esse tipo de campanha é bastante comum. Trata-se do clube do corretor, uma ação com o intuito de fidelizar corretores autônomos ou mesmo de determinadas imobiliárias, incentivando-o a ofertar os imóveis da construtora realizadora da campanha.
As campanhas de incentivo também podem ser realizadas para dar ênfase a determinados produtos da marca previamente selecionados pelo fabricante.
Por exemplo, temos o caso de uma indústria de produtos de higiene e limpeza. Ela desejava aumentar as vendas da mercadoria que acabara de lançar e, para isso, criou uma campanha de incentivo em que os vendedores ganhavam prêmios sempre que vendiam esse novo produto. Com isso, a empresa atingia seu objetivo de fazer com que o público conhecesse seu mais recente lançamento.
No segmento dos serviços, as campanhas de incentivo não são menos utilizadas. Nesse meio, as empresas costumam querer vender junto com o serviço principal outros serviços acessórios relacionados a ele como forma de aumentar o faturamento. Citamos como exemplo as locadoras de veículos. Nelas, a equipe de atendimento e comercial recebe prêmios sempre que vende serviços extras, como cadeira para crianças, serviço de motorista, seguros e extensão das diárias.
Em todos esses casos, o objetivo final da campanha era aumentar o faturamento da empresa e a premiação concedida para os participantes que apresentassem melhor desempenho abrangia um leque extenso de opções, desde recompensas com produtos eletrônicos até a oferta de premiação com um cartão pré-pago.
Saiba mais sobre premiação em campanhas de incentivo neste artigo: Prêmio ideal é aquele que o premiado pode escolher.
E então? Você também precisa realizar uma campanha de incentivo na sua empresa? Agende um bate-papo conosco!