Realizar campanhas de incentivo já é uma prática consolidada entre as organizações no Brasil e na maior parte dos países. O objetivo continua sendo o mesmo: engajar colaboradores e motivar equipes a terem um desempenho cada vez melhor. Porém as maneiras de se fazer isso é que estão se diversificando, principalmente nos tempos de crise, quando as soluções precisam ser ainda mais criativas. No artigo de estreia deste blog “Como incentivar a equipe em tempos de crise”, falamos sobre esse assunto.
A escolha da premiação de uma campanha de incentivo de vendas é uma das etapas mais importantes desse tipo de ação. O prêmio é o que servirá de estímulo para os colaboradores participarem e se empenharem para atingir as metas propostas pela campanha.
No momento de escolha da premiação, deve-se levar em consideração o perfil dos colaboradores, sem perder de vista a tendência atual do mercado. O
estudo anual realizado pela Incentive Research Foundation (IRF) sobre marketing de incentivo e mercado de reconhecimento aponta como tendências para 2017 a preferência por prêmios não financeiros, programas de troca de pontos, além de experiências singulares e únicas, como viagens e outras opções de entretenimento, saúde e beleza.
Detalhamos abaixo, 4 maneiras de premiar em campanhas de incentivo
Cartões de premiação
Premiar com cartões vale prêmio ainda é uma opção muito comum para muitas empresas como recompensa em campanhas de incentivo. Esse tipo de cartão funciona como um cartão pré-pago, com bandeira internacional, mas sem vinculação a uma conta bancária. Com ele, geralmente é possível fazer compras em lojas físicas e pela internet, realizar saques, pagamentos, transferências bancárias, recargas de celular, etc.
Portais de premiação
Uma plataforma web onde os colaboradores encontram uma catálogo de produtos para escolher e trocar por pontos de acordo com a pontuação alcançada durante uma campanha de incentivo. Essa opção traz comodidade e personalização para a campanha, já que o próprio colaborador escolhe seu prêmio e o resgata sem precisar ir até uma loja.
Aplicativos de premiação
O uso de tecnologias para dar suporte e trazer praticidade e inovação nas tradicionais campanhas de incentivo é uma tendência crescente. O aplicativo funciona de maneira parecida com o portal de premiação, só que é voltado para dispositivos mobile.
Experiências únicas
Outra aposta do mercado de incentivo para este ano, segundo o estudo da IRF, são as experiências únicas proporcionadas pela empresa aos colaboradores que se destacam nas campanhas de premiação. Viagens, jantares em restaurantes requintados, serviços de spa, acesso a concertos em áreas vip, entre outras formas de entretenimento e cuidados pessoais com saúde e beleza são opções que despertam cada vez mais o interesse dos colaboradores.
Todas essas opções de premiação estão entre as oferecidas pela NovoCred. Conheça melhor esses serviços aqui.
E então, já sabe qual a melhor opção de premiação para a campanha de incentivo da sua empresa? Agende um bate-papo com a gente e descubra!