O início do ano é um ótimo momento para colocar em prática novas ideias e processos que trarão mudanças positivas para a organização. Uma das atividades mais importantes para o sucesso de uma empresa é a gestão de vendas, que engloba a criação, implementação e administração de todas as práticas relacionadas à comercialização do produto ou serviço.
A gestão de vendas é, portanto, uma área bastante ampla e diversa, pois inclui:
1.o planejamento das estratégias de vendas (definições de preço, ponto de venda, divulgação, metas, etc);
2. a gestão, liderança, capacitação e motivação dos vendedores;
3.todo o cuidado com a satisfação do cliente depois do fechamento do negócio, o chamado pós-venda.
A seguir, apresentamos algumas orientações relacionadas a cada uma dessas áreas para você colocar em prática logo no início do ano e começar a ver os resultados nas vendas.
Aprenda com os erros
Uma das melhores maneiras de acertar é evitando cometer os mesmo erros. Para isso, é essencial olhar para trás e fazer uma autoavaliação das práticas passadas e dos resultados que elas apresentaram. Portanto, ao começar o planejamento de vendas de 2018, recolha dados de desempenho deste ano, analise e apresente a toda a equipe, procurando entender onde estão as falhas. Também é este o momento para obter um feedback dos vendedores. Só a partir daí, é possível começar a analisar as oportunidades para o ano que está começando, definir metas e estratégias para alcançá-las.
Incentive seus vendedores
Essa parte da gestão de vendas está intimamente atrelada ao marketing de incentivo, com foco no relacionamento com os vendedores. Sabemos que a atuação desses colaboradores é essencial para o resultado das vendas. Sendo assim, deve-se priorizar o bom relacionamento com vendedores, garantindo que eles estejam sempre motivados, identificados com os valores da marca e bem informados das características dos produtos/serviços. As campanhas de premiação são uma ótima ferramenta para atingir esses objetivos. Por que não começar o ano fazendo isso?
Saiba mais sobre isso fazendo o download gratuito do nosso e-book “Campanha de incentivo de vendas: o que é e como fazer”.
Depois da venda, não esqueça dos seus clientes
Outra atitude importante para quem quer ter bons resultados a longo prazo é dedicar atenção ao pós-venda, que pode incluir a prestação de assistência técnica, garantia de peças, entrega e instalação do produto, etc. Manter um eficiente Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) tem se mostrado muito importante. Depois de ser bem atendido e efetuar uma compra na sua empresa, o cliente deve continuar sendo bem tratado após a venda, principalmente se ele tiver problemas com o produto/serviço.
E então, a sua empresa mantém essas boas práticas de gestão de vendas? Caso ainda não pratique alguma delas, o que acha de aproveitar a chegada de um novo ano para implantar essas melhorias?
Para se aprofundar neste assunto, baixe gratuitamente nosso Checklist para começar 2018 com um Programa de Incentivo eficiente.
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